Como aparecer na primeira página do google

Como chegar na primeira página do google esta é a principal duvida das empresas que ainda não estão gerando resultados na internet, então vamos ver exatamente o que é necessário para que a sua empresa possa estar na primeira página do google.

Vou mostrar exatamente as ações que você deve tomar para chegar nas primeiras páginas do google desde da otimização do seu site até as técnicas de SEO que deve ser empregada para chegar no topo das buscas.

Site Otimizado para buscadores

O primeiro passo é ter um site otimizado vou elencar alguns fatores que favorecem o seu site a atingir as primeiras posições do google.

Nome de domínio com a palavra-chave

Ter a palavra-chave no nome do domínio, não significa que você já vai aparecer na primeira página, mais vai dar uma boa ajuda na escalada de posições nos buscadores, por exemplo: a sua palavra chave é “recarga de cartuchos sp” o domínio ficaria parecido com isso aqui “www.recargadecartuchossp.com.br”

Um servidor rápido – Hospedagem do site

Contratar um servidor de hospedagem rápido pode ajudar muito o seu site a conseguir chegar no topo das pesquisas, não vou indicar nenhum serviço de hospedagem por que esse não é o intuito deste artigo.

Vou indicar duas ferramentas para medir a velocidade de carregamento do seu site tem a GT Metrix e a PageSpeed Insights com essa ferramentas você consegui medir o tempo de carregamento do site e elas mostram sugestões para melhorar o desempenho do site.

Um site amigável para o Google e outros buscadores

A primeira coisa a se pensar na criação de um site é, ele precisa ser otimizado para o Google mas como isso deve ser feito? Quando você se reunir com o desenvolvedor deixe isso bem claro para ele, precisamos usar uma plataforma que favoreça o SEO (Search Engine Otimization) do nosso site.

Eu indico que o seu site seja construido com a ajuda de um CMS que é um gerenciador de conteúdo, por exemplo o WordPress, ele tem alguns plugins que facilita muito a otimização do site, mas se por algum motivo o site da sua empresa não usar um CMS vou mostrar algumas ações para otimização que você deve pedir para o desenvolvedor deve usar no seu site:

  1. Usar Cache do Navegador
  2. O site tem que ser Responsivo (se adapta a vários tamanhos de tela)
  3. Comprimir os arquivos HTML, CSS e JavaScript
  4. Comprimir e otimizar todas as imagens
  5. Usar textos alternativos nas imagens
  6. Usar urls Amigáveis (ex: http://seusite.com.br/recarga-de-cartucho-sp)
  7. Usar a tag H1 para os títulos

Seguindo essas recomendações o seu site já esta pronto para brigar por boas colocações no google e em outros buscadores.

SEO Técnicas para ser encontrado

Agora que já preparamos o terreno com um site otimizado, mas não basta apenas ter o site bem otimizado é necessário criar uma estratégia para se conseguir chegar na primeira página dos buscadores. Vou mostrar agora como criar a sua estratégia SEO.

Analise de Palavras Chaves

A analise de palavras chaves é o ponto mais importante da sua estratégia de SEO, aqui que se determina o sucesso ou o fracasso da sua jornada até a primeira página do google.

E os fatores de sucesso para a analise de palavras chaves é buscar termos mais específicos e menos concorridos, é o que chamamos de palavras chaves de calda longa.

Vou dar alguns exemplos:

Palavra Chave Genérica: Serralheiro (palavra chave de grande abrangência – alta concorrência)

Palavra Chave Especifica: Serralheiro de aço em sp (palavra chave de calda longa – baixa concorrência)

Estes exemplos são apenas para ilustrar uma analise de palavras chaves, mas você deve estar pensando tem muito mais pessoas buscando por Serralheiro como no nosso exemplo do que por Serralheiro de aço em sp, é exatamente isso e é aqui que esta a formula do sucesso você não precisa de milhares de visitas no seu site para faturar, você só precisa da visita das pessoas que estão procurando os seus serviços ou produtos.

Por isso a analise de palavras chaves é tão importante para garantir o sucesso da sua campanha de SEO.

Analise de Concorrência

Após definir as suas palavras chaves é hora de conhecer a sua concorrência e ver se você é capaz de supera-los em pouco tempo para garantir a primeira posição do google.

Existem alguns fatores que precisam ser levados em conta para ver se vale a pena ou não para entrar na concorrência, vou listar alguns desses fatores que julgo ser importantes.

  • Autoridade da Pagina (Vai de 1 a 100, acima de 26 é mais difícil de se bater)
  • Autoridade do Domínio (Vai de 1 a 100, acima de 26 é mais difícil de se bater)
  • Quantidade de Back links (links que apontam para aquele site)
  • Otimização On page (O google gosta de um conteúdo bem estruturado)

Existem algumas ferramentas que te ajudam a achar essas métricas para analisar a concorrência vamos falar um pouco de duas ferramentas gratuitas que vão te ajudar por hora a descobrir o que sua concorrência está fazendo ou não esta fazendo.

Primeira ferramenta a MozBar

A mozbar que vai nos indicar qual é a autoridade da pagiana representada por PA: e a autoridade do domínio representada por DA: como na imagem abaixo.

Veja esse vídeo explicando como instalar a MozBar (em ingles)

Segunda ferramenta SEMrush

semrush

A SEMrush nos ajuda a analisar quais estratégias nossos concorrentes estão usando no SEO como em quais palavras chaves ele esta ranqueado, a quantidade de back links que o site tem, a estimativa de trafego que o site recebe por cada palavra chave entre outras. A SEMrush tem um plano gratuito que permite que você faça algumas consultas por dia, mesmo com essa limitação você consegue fazer uma analise consistente da sua concorrência.

 

 

Criação de Conteúdo Otimizado (on Page)

O Conteúdo é o mais importante por que sem um bom conteúdo, você não consegue se destacar da concorrência e atrair as pessoas a visitar o seu site e sem um bom conteúdo você não consegue gerar novos negócios e vendas.

Por isso deve se atentar ao conteúdo para que ele gere visitas e novos negócios, eu vou te passar o método que eu uso para criar conteúdos otimizados.

Usar a palavra chave no titulo da página

Usar a palavra chave na descrição da página

Usar a palavra chave no primeiro paragrafo da página

Usar a palavra chave no nome da imagem e no texto alternativo pode ser uma variação para não ficar muito repetitivo

Escrever um texto no mínimo de 350 palavras, o ideal é de 1000 palavras

Criação de Links (back links)

Afinal o que é back links? os back links são os sites que recomendam o seu conteúdo e google adora isso por que esses links passam relevância e autoridade para o seu site, o que ajuda muito para o seu site aparecer na primeira página do google.

E como conseguir esses links existem varias estratégias de construção de links, mas eu vou abordar apenas uma que eu acho mais simples e que gerou um bom resultado nas minhas experiências de back link e assim você ja possa conseguir os seus primeiros links ainda hoje.

Criação de Links poderosos nas Redes Sociais

Perfil do Google

Você vai criar um perfil no google plus e criar um link para o seu site você pode usar o texto ancora com a sua palavra chave ou o nome da sua empresa

Google Places

No google Places você vai listar os endereços da sua empresa use a palavra chave nas descrições e nos links

LinkedIn.com

Você pode criar perfil para sua empresa ou um perfil individual para você, após a criação do perfil no primeiro link para o seu site selecione outro e use o texto ancora e ainda pode usar os outros dois links mas sem texto ancora personalizado.

YouTube

Crie um canal exclusivo para sua empresa no youtube, apesar que links nos comentários e nos vídeos usam a tag no-flow o youtube te da um link poderoso no perfil coloque o seu link ali.

Como aparecer na primeira página do google Rapido

Seguindo esses passos para aparecer na primeira página do google, o seu site tem boas chances de alcançar o topo das pesquisas, mas se ainda assim você precisar de ajuda para definir as suas estratégias de SEO, Eu posso te oferecer a minha consultoria, basta você preencher o formulário a baixo para ter maiores detalhes sobre a contratação da consultoria SEO.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Site

Sua mensagem

Compartilhe com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Tumblr
André Vinicius Lopes
André Vinicius Lopes
André Vinicius Lopes é Consultor de Marketing Digital, Trabalha a dez anos com internet e hoje ajuda empresas a vender mais na internet, através das técnicas de Marketing Digita

2 Comentários

  1. […] Isso não é verdade o que é gratuito é o seu site ser relacionado nos resultados, mas para conseguir chegar la você vai ter que investir em um profissional de SEO ou você aprender a fazer SEO sozinho investindo o seu tempo e dinheiro em treinamentos para aprender. Veja o post que falo Como aparecer na primeira página do google. […]

  2. […] Muitos empresários rejeitam a ideia de ter e manter um blog, mas fazem isso por falta de conhecimento, por não saber que essa estratégia é muito poderosa para atração de novos clientes para o seu negocio usando técnicas de SEO. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.